Arquipélago dos Açores

O Arquipélago dos Açores é um conjunto de nove ilhas criadas pela natureza com infinita beleza, localizadas na imensidão do Oceano Atlântico Norte, pertencentes a Portugal.
Cada ilha com o seu encanto e com suas particularidades e belezas únicas, fazem dos Açores um destino diversificado e apaixonante. Todas têm em comum o azul do mar e o verde da natureza e são conhecidas pelas suas paisagens deslumbrantes, vulcões, crateras, lagos, prados verdes, vinhedos e rica vida marinha. São também conhecidas pelas suas atividades ao ar livre, como caminhadas em paisagens de encher a vista, observação de cetáceos e mergulho no profundo azul e turismo rural que lhe permite reviver as práticas e tradições culturais.
Experiências que transformam a sua vinda aos Açores numa oportunidade de se conectar profundamente com a natureza num ambiente que ainda preserva a sua beleza autêntica.
Saiba mais: https://www.visitazores.com/os-acores

Ilha de São Miguel

São Miguel é a maior e mais populosa ilha do arquipélago dos Açores. Conhecida como "Ilha Verde" devido à sua paisagem exuberante, São Miguel é famosa pelas suas belezas naturais, que incluem uma paisagem dominada por montanhas vulcânicas, lagoas, fontes termais e vales verdejantes.
A colonização da ilha começou no século XV, logo após a descoberta do arquipélago por navegadores portugueses. A cultura de São Miguel é rica e diversa, refletindo séculos de história e influência de diferentes povos e culturas.
São Miguel é uma ilha que oferece uma combinação única de beleza natural, riqueza histórica e cultural, e hospitalidade calorosa. Seja para explorar as suas paisagens deslumbrantes, relaxar nas suas águas termais ou mergulhar na sua cultura vibrante, São Miguel é um destino inesquecível que cativa todos os seus visitantes.
Saiba mais: https://www.visitazores.com/os-acores/sao-miguel

Concelho de Ponta Delgada

Ponta Delgada foi crescendo de uma pequena vila de pescadores para um importante centro urbano ao longo dos séculos e tornou-se a maior cidade dos Açores, situada na ilha de São Miguel.
Debruçada ao redor de uma baía natural, a cidade de Ponta Delgada possui uma rica história e património construído, como conventos e fortalezas, que refletem a rica herança cultural da cidade. Além disso, é a porta de entrada para as maravilhas naturais de São Miguel.
Conhecida pelo seu ritmo de vida relaxado, comunidade acolhedora e paisagens deslumbrantes, Ponta Delgada oferece uma mistura de comodidades modernas e charme histórico, tornando-se um centro cultural e económico essencial para os Açores.
Saiba mais: https://www.visitpontadelgada.pt/

O que fazer em um dia no centro de Ponta Delgada

Iniciando o seu passeio junto ao Campo de S. Francisco poderá observar a norte a Igreja e o Convento de Nossa Senhora da Esperança onde se encontra a imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres que é venerada nas maiores festas religiosas dos Açores, realizadas em maio, a poente a Igreja de São José e o Antigo Hospital de São José (agora um hotel) e a sul o imponente Forte de São Brás onde se encontra o Museu Militar dos Açores.

Seguindo pela avenida marginal terá vista para o Porto de Ponta Delgada à sua direita enquanto se desloca em direção à Praça Gonçalo Velho Cabral onde se encontram as emblemáticas Portas da Cidade. Situando-se junto às Portas da Cidade terá a noroeste a Igreja Matriz de São Sebastião e a nordeste a Câmara Municipal de Ponta Delgada onde poderá subir à torre sineira e ter um vislumbre de cima sobre o centro da cidade.

Ingressando pelas ruas do centro da cidade poderá visitar o Museu Hebraico e Sinagoga Sahar Hassamaim seguindo depois pela Rua Machado dos Santos, uma das principais zonas do comércio tradicional de Ponta Delgada onde poderá visitar a Ermida de São Brás e Santa Luzia.

Rumo ao Jardim Antero de Quental encontrará, localizada ao seu lado, a Igreja do Colégio dos Jesuítas (Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado). Se continuar na mesma rua encontrará outros dois núcleos do Museu Carlos Machado, o núcleo de Santa Bárbara e o núcleo de Santo André.

Prosseguindo o seu circuito, irá caminhar até Jardim da Universidade dos Açores onde se encontra o maior polo universitário dos Açores e depois seguir em direção ao Alto e Ermida da Mãe de Deus onde, ao percorrer o jardim em redor da Ermida, é possível ter uma visão ampla da cidade.

Em seguida poderá começar a descer em direção ao mar parando para visitar o mercado local denominado Mercado da Graça, onde encontrará produtos e produtores locais, e o Convento de Nossa Senhora da Graça atualmente designado por Academia das Artes dos Açores.

Prosseguindo já com vista para o mar poderá usufruir de um centro comercial com várias lojas, serviços e espaços de refeições, o Sol Mar Avenida Center. Seguindo pela Avenida Marginal encontrará a igreja de São Pedro.

Ao atravessar a avenida Marginal estará a chegar às Portas do Mar onde encontra associando um terminal marítimo de Cruzeiros e uma marina, bem como equipamentos públicos, tais como a piscina natural das Portas do Mar, parque de estacionamento subterrâneo e anfiteatro e um espaço comercial com restaurantes e lojas.

Embora não esteja incluído neste circuito pelo centro da cidade de Ponta Delgada, não podemos deixar de propor que visite o centro comercial Parque Atlântico, o Jardim Botânico António Borges, o Jardim Palácio de Sant’Ana e o Jardim Botânico José do Canto. Bem como a plantação de Ananás de Augusto Arruda na Fajã de Baixo ou da Plantação de Ananás dos Açores nas Laranjeiras, mesmo ao lado do Parque Século XXI.

Poderá ainda visitar o Centro Municipal de Cultura onde é possível contemplar exposições de arte e assistir a espetáculos culturais no renovado Coliseu Micaelense ou no bem conservado Teatro Micaelense.

A. Campo de São Francisco
B. Santuário do Senhor Santo Cristo dos  
     Milagres
C. Igreja de São José
D. Campo de São Francisco
E. Forte de São Brás
F. Praça Gonçalo Velho Cabral
G. Portas da Cidade
H. Igreja Matriz de São Sebastião
I. Câmara Municipal de Ponta Delgada
J. Torre Sineira da Câmara Municipal de Ponta Delgada
K. Sinagoga Sahar Hassamain
L. Ermida de São Brás
M. Jardim Antero de Quental
N. Igreja do Colégio dos Jesuítas (Igreja de 
    Todos os Santos)
O. Núcleo Museológico de Santo André
P. Núcleo Museológico de Santa Bárbara
Q. Jardim da Universidade dos Açores
R. Alameda Duque de Bragança (Relvão)
S. Ermida da Mãe de Deus
T. Mercado da Graça
U. Convento de Nossa Senhora da Graça/
    Academia das Artes dos Açores
V. Solmar Avenida Center
W. Igreja de São Pedro
X. Multiusos Portas do Mar

Estufas

Estufas de Ananás

Coral

Coral de São José

Portas

Portas da Cidade

Caminhadas

Caminhadas

01
00

Gruta do Carvãoa 3 min de carro, 1,1 km

A Gruta do Carvão é o maior e mais conhecido sistema cavernícola da ilha, dividido em quatro partes principais, com apenas duas áreas classificadas: Troço do Paim e Troço da Rua de Lisboa. O Troço do Paim segue um único ramo norte-sul e tem um centro de visitantes que explica fenómenos vulcânicos e características geológicas. O Troço da Rua de Lisboa segue um ramo NNO e foi usado como armazém pela Fábrica de Tabaco e para fins militares durante a II Guerra Mundial. Na Gruta do Carvão, observam-se estalactites e estalagmites lávicas, ponte lávica, paredes estriadas e túneis sobrepostos, importantes para o estudo do vulcanismo basáltico de São Miguel.

Jardim António Borgesa 3 min de carro, 1,2 km

O Jardim António Borges é um parque público da cidade de Ponta Delgada, construído no estilo dos jardins românticos do século XIX. Foi fundado por António Borges da Câmara de Medeiros, um negociante e político açoriano interessado por Botânica, no séc. XIX, que importou para a ilha de São Miguel algumas centenas de espécies exóticas, transformando a sua propriedade num jardim botânico. Foi adquirido pelos seus herdeiros pela Câmara Municipal de Ponta Delgada para ser o parque da cidade, em 1957. Sendo palco de múltiplas actividades desportivas, lúdicas e culturais, é um dos maiores espaços verdes da cidade e um dos seus locais mais aprazíveis, reunindo vegetação de todos os continentes.

Campo de São Franciscoa 5 min de carro, 1,7 km

O Campo de São Francisco é uma praça ampla em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, Açores. Seu nome vem da proximidade com a Igreja de São José, antigo convento de São Francisco. A praça é delimitada pela Igreja de São José e pelo antigo Hospital de São José a oeste, pela Igreja e Convento de Nossa Senhora da Esperança ao norte, e pelo Forte de São Brás e pelo mar ao sul. Após a implantação da República, foi renomeada Praça 5 de Outubro, mas hoje voltou ao nome original. Tradicionalmente, é um espaço público e o centro das festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

Portas da Cidadea 6 min de carro, 2,3 km

"Ex libris" da cidade, estas portas são um símbolo da pr imitiva defesa terrestre da cidade, na costa sudoeste da ilha. Foram erguidas em 1783, primitivamente abertas nos muros do setor este. Com o início das obras de abertura da Avenida Infante D. Henrique (Avenida Litoral) (1948), foram apeadas e, novamente erguidas, 32 metros para poente, no centro da Praça de Gonçalo Velho (1952).